Investidores ficam atentos à temporada de balanços nos EUA e no Brasil, enquanto aguardam decisão do Copom.
O Ibovespa opera com leves ganhos nesta terça-feira, 1, buscando dar continuidade ao movimento positivo registrado no primeiro mês do ano. O principal índice da B3 fechou janeiro com uma alta acumulada de 7%, com o impulso do capital estrangeiro, que entrou com 28,14 bilhões de reais na B3 até o dia 27 do último mês.
“Seguimos mirando na possibilidade de atingir 115.000 pontos, podendo então ganhar maior tração [para novos patamares]”, afirma, em nota, Alvaro Bandeira, economista-chefe do banco Modalmais.
O fluxo positivo teve também forte impacto sobre o câmbio, com o dólar desabando 5% em janeiro e caindo abaixo do patamar de 5,30 reais. Nesta terça, a moeda americana aprofunda as perdas.
Às 13h30:replica uhren
Ibovespa: + 0,69%, aos 112.577 pontos;
Dólar comercial: - 0,41%, a 5,284 reais.
Investidores também devem ficar atentos à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que começa hoje e termina amanhã. O mercado espera uma alta de 1,5 ponto percentual, com a taxa Selic passando de 9,25% para 10,75% ao ano.
No exterior, os índices americanos operam entre perdas e ganhos, ainda digerindo a previsão de elevação na taxa de juros já em março. Vale lembrar que o S&P 500 e o Nasdaq acumularam perdas respectivas de 5,2% e 8,9% no mês de janeiro, puxados pelos papéis de tecnologia – os mais prejudicados em cenário de juros mais altos.
Dow Jones (EUA): + 0,23%;
S&P 500 (EUA): + 0,09%;
Nasdaq (EUA): - 0,24%.
No pregão de hoje, no entanto, a divulgação dos resultados de algumas das maiores companhias do mundo pode voltar a favorecer as techs americanas. O balanço mais aguardado do dia é o da Alphabet (GOGL34), a holding do Google. A expectativa é que a companhia avaliada em 1,78 trilhão de dólares apresente 72,2 bilhões de dólares de receita no quarto trimestre.
Destaques de ações
Na bolsa brasileira, uma ação de tecnologia também é o destaque do pregão. Os papéis do Inter (BIDI11) avançam mais de 5% e lideram os ganhos do Ibovespa após o JPMorgan atualizar a recomendação para a ação de neutra para outweigh, equivalente à compra.
Em relatório, os analistas mencionam um desconto de 50% a 70% no preço do Inter em relação ao concorrente Nubank (NUBR33), que o JPMorgan classifica como neutro. O preço-alvo é de 40 reais, o que representa um potencial de valorização (upside) de 54% em relação ao fechamento da véspera.
Inter (BIDI11): + 4,81%;
Nubank (NUBR33): + 1,24%.
Mas quem realmente sustenta a alta do Ibovespa são os papéis da Vale (VALE3), que são as ações com maior participação na carteira teórica do índice. A mineradora tem um pregão de forte alta após cair mais de 3% na véspera. Siderúrgicas também avançam, com o minério de repliche orologi ferro cotado a 146,78 dólares a tonelada, com alta acumulada de quase 22% no ano.
CSN (CSNA3): + 4,07%;
Vale (VALE3): + 3,92%;
Usiminas (USIM5): + 3,07%.
Na ponta negativa, os papéis do Banco Pan (BPAN4) passam por correção depois de avançar mais de 7% na véspera. O mesmo ocorre com os papéis da B3 (B3SA3), que foram o destaque de alta de janeiro.
Banco Pan (BPAN4): - 4,21%;
B3 (B3SA3): - 2,94%.
Ainda no campo negativo, os papéis da BRF (BRFS3) voltam a cair no dia da precificação do follow-on da empresa, que pode movimentar até 7,3 bilhões de reais considerando a colocação de lote adicional e o preço de fechamento da segunda-feira, de 22,33 reais.
A expectativa ainda será sobre a participação de Marcos Molina e da Marfrig (MRFG3), que, no limite, podem conseguir elevar a sua participação para mais da metade das ações da gigante de carnes. A empresa controlada pelo empresário informou ao mercado que obteve aprovação do seu conselho de klockor kopior administração para entrar na oferta.
BRF (BRFS3): - 1,52%;
Marfrig (MRFG3): + 0,27%.
No cenário corporativo, investidores também estarão atentos ao início da temporada de balanços no Brasil. A primeira empresa a apresentar seus números será a Romi (ROMI3), com balanço previsto para o fim do dia, após o encerramento do pregão. A temporada de resultados esquenta com os números de Cielo (CIEL3) e Santander (SANB11), ambos amanhã, dia 2.
Romi (ROMI3): - 1,94%;
Cielo (CIEL3): - 0,87%;
Santander (SANB11): + 0,15%.